Automação da Subestação Jorge Prado Leite

Necessidade

SULGIPE – Companhia Sul Sergipana de Eletricidade, cujo Presidente fundador é o Eng.º Jorge Prado Leite, possui a concessão do Governo Federal para distribuir energia elétrica para 14 municípios, sendo doze na região sul do estado de Sergipe e duas na região nordeste do estado da Bahia. Os municípios atendidos no estado de Sergipe são: Arauá, Boquim, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Pedrinhas, Riachão do Dantas, Santa Luzia do Itanhy, Tobias Barreto, Tomar do Geru e Umbaúba e pelo estado da Bahia são: Jandaíra e Rio Real. A extensão territorial total da concessão corresponde a 5.764 Km2, sendo 4.445 Km2 no estado de Sergipe e 1.319 Km2 na Bahia.

Com o objetivo de digitalizar sua subestação de 69kV, que leva o nome do fundador da companhia, a distribuidora contratou a Energia Automação para implementar o projeto.

Soluções da Energia Automação utilizadas no projeto

Gateway de Protocolos

Com o objetivo de realizar a interface entre os IEDs, responsáveis pelo controle e pela proteção da subestação, e o software SCADA, a Energia Automação forneceu sua solução de Gateways de Protocolos.

A solução fornecida consistiu na configuração de dois equipamentos, modelo SEL-3530 (RTAC), que funcionam em modo redundante e foram responsáveis pela aquisição das informações dos IEDs em protocolo MMS, definido segundo a norma IEC61850, e distribuição para o SCADA da subestação em DNP3.0.

Software SCADA – Setor Elétrico

Para permitir a operação e supervisão da subestação, a Energia Automação implantou sua solução SCADA específica para subestações em um servidor residente no centro de operações da SULGIPE, o que permite que sua operação seja realizada de forma remota.

Desenvolvido segundo requisitos de Alta Performance Visual e com recursos diferenciados, o SCADA funciona como interface entre os operadores e os equipamentos de campo. Além disso, permite que membros da diretoria da companhia acompanhem o funcionamento do sistema elétrico em tempo real.

Informações Adicionais

Ano: 2016

Cliente: SULGIPE