Centro de Operações Echoenergia

Necessidade

A Echoenergia implementa e opera projetos de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis. Fundada no início de 2017, a empresa tem sede administrativa em São Paulo e atividades operacionais distribuídas nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. Os projetos da Echoenergia somam, hoje, 476 MW, sendo 346 MW em operação e 130 MW em implantação.

Com o objetivo de monitorar e operar à distância seus complexos eólicos São Clemente e Santa Rosália, sediados nos estados de Pernambuco e Ceará, a Echoenergia decidiu utilizar o ea-Wind em seu Centro de Operação da Geração (COG), localizado em São Paulo. O ea-Wind é um sistema de gestão de usinas eólicas desenvolvido pela Energia Automação sobre o framework do Elipse Power e Elipse Plant Manager, plataformas da Elipse Software.

Soluções da Energia Automação utilizadas no projeto

ea-Wind

Baseado em conceitos de alta performance visual, o ea-Wind permite que aerogeradores e IEDs de distintos fabricantes sejam integrados em um único ambiente, possibilitando que seja realizada a supervisão e análise tanto do BOP elétrico (subestação coletora + bay de conexão) quanto dos parques que formam os complexos eólicos da Echoenergia.

Um conjunto de displays e gráficos modernos aliados a objetos específicos para sistemas eólicos viabilizaram a construção de telas customizadas de acordo com as expectativas do cliente. O sistema do ea-Wind é baseado em dois diferentes módulos: O ea-Wind SCADA (Elipse Power) que faz a aquisição e controle de dados em tempo real e o ea-Wind Analyze (Elipse Power + EPM) que armazena dados e analisa informações/indicadores.

Benefícios

Confira abaixo a lista dos principais benefícios disponibilizados pelo ea-Wind à Echoenergia:

  • Monitoramento: através de drivers desenvolvidos pela Elipse Software, o sistema se comunica diretamente com os IEDs e servidores OPC, permitindo, ao Centro de Operações, acessar grandezas do BOP elétrico e dos parques eólicos em tempo real.
  • Interoperabilidade: ao estabelecer a comunicação com IEDs e servidores OPC, independente dos fabricantes, o software permite realizar a operação e análise contextualizada dos aerogeradores de diferentes modelos e fornecedores. Além disso, a integração do BOP elétrico ao sistema permitiu que sua operação fosse realizada juntamente com os parques eólicos via uma interface única.
  • Consciência operacional: construído sob conceitos de alta performance visual, os softwares apresentam objetos específicos para sistemas eólicos que permitem construir telas cujo foco principal é a consciência operacional da situação das turbinas eólicas e parques dos complexos.
  • Auditoria: ao receber informações eólicas e elétricas em tempo real e armazená-las em banco de dados, a solução permite que a Echoenergia realize auditoria das informações de seus parques e subestações através de telas, gráficos e relatórios.
  • Personalização: como é formada por um conjunto de bibliotecas de componentes básicos, as telas da aplicação foram desenvolvidas de acordo com a necessidade da Echoenergia.
  • Melhoria dos indicadores financeiros: ao transformar dados em informações, o sistema agrega melhorias nos indicadores financeiros do empreendimento, permitindo, por exemplo, que a Echoenergia mitigue riscos regulatórios (multas) por indisponibilidade de aerogeradores.

 

Informações Adicionais

Ano: 2017

Cliente: Echoenergia

Software: ea-Wind