Geração de energia na palma da mão

Necessidade

A Votorantim historicamente investe na geração de energia voltada as suas atividades industriais, contando com um parque gerador com capacidade instalada de 2.604 MW, sendo 33 hidrelétricas e 5 usinas de cogeração. Criada em 1996 para gerir os ativos energéticos da companhia, a Votorantim Energia especializou-se na construção e operação de hidrelétricas, bem como na gestão de energia para prover competitividade às empresas da Votorantim.

No mercado eólico, em 2016, a companhia investiu R$ 1,13 bilhão na construção de sete parques eólicos, com 98 aerogeradores e capacidade instalada de 206 MW, instalados no Estado do Piauí, no nordeste do Brasil. Este investimento representa 93 MW médios de energia assegurada, comercializadas no 22º Leilão de Energia Nova, que foi promovido em agosto de 2017 pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

A possibilidade de acompanhar o processo de geração de energia em tempo real tornou-se um grande atrativo para melhorar a gestão dos ativos do grupo. Para isso, a Votorantim Energia contratou a Energia Automação para desenvolver um aplicativo baseado na plataforma Elipse Mobile.

Com a solução da Energia Automação, a companhia buscou fornecer, aos membros das suas áreas operacionais, gerenciais e executiva, uma tecnologia capaz de supervisionar o Complexo Eólico Ventos do Piauí e 17 de suas hidrelétricas via smartphones, tablets ou notebooks.

Soluções da Energia Automação utilizadas no projeto

Mobile

A geração de energia na “palma da mão”. Este é o conceito do aplicativo Mobile que foi entregue à Votorantim Energia.

Instalado em um servidor hospedado em Cloud, o aplicativo roda no sistema operacional Windows Server 2012. As informações das usinas hidrelétricas e do complexo eólico chegam ao software através de sua comunicação com o SCADA do COG. A interface de visualização do aplicativo pode ser acessada via dispositivos móveis distribuídos a seis grupos de usuários.

Um conjunto de 130 telas do Mobile foram organizadas de forma contextualizada para proporcionar uma rápida percepção da geração de energia dos complexos hidráulicos e eólico da Votorantim Energia. Através delas, o aplicativo permite que seus usuários monitorem as informações em diversos níveis de abrangência, desde a geração total de energia dos complexos até os detalhes de cada aerogerador, por exemplo.

Benefícios

Segundo João Augusto Nogueira Vanzeli, Engenheiro da Votorantim Energia, o grande ganho obtido com a aquisição do Mobile foi o de não precisarem mais acionar a central de operações para monitorarem a condição dos complexos.

O aplicativo permite que as áreas funcionais da companhia, como os setores de engenharia e O&M, possam acompanhar o desempenho das usinas e parques eólicos em tempo real de modo a conseguirem detectar e combater mais rapidamente os problemas prejudiciais à geração de energia, como desligamentos inesperados de máquinas, provendo assim melhorias nos indicadores de operação.

O aplicativo também permite que os executivos da Votorantim Energia possam monitorar os indicadores de disponibilidade dos equipamentos, facilitando a tomada de decisões relacionadas às metas de geração e disponibilidade.

Informações Adicionais

Ano: 2017

Cliente: Votorantim Energia