SCADA Submarino Nuclear

Necessidade

O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) é uma Organização Militar executora do Programa Nuclear da Marinha do Brasil, cujo objetivo é capacitar o país no domínio dos processos tecnológicos, industriais e operacionais de instalações nucleares aplicáveis à propulsão naval.

Há mais de trinta anos, a Marinha do Brasil acalenta o sonho de ter um submarino com propulsão nuclear, tendo sido desenvolvidos muitos estudos para isso, desde a década de 1970. Por sua capacidade de ocultação, os submarinos são considerados os mais capazes meios de dissuasão naval, e, ainda com maior efeito, os de propulsão nuclear.
O submarino de propulsão nuclear oferece vantagens extras sobre os modelos convencionais. Desse modo, a embarcação tem maior autonomia e navegação porque não é forçada a emergir periodicamente, para reabastecimento de oxigênio. Além disso, a propulsão nuclear imprime velocidade maior ao submarino. A tecnologia de produção do combustível e do sistema de propulsão nuclear está sendo desenvolvida pelo Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo.

Com o objetivo de contar com um software capaz de atender às peculiaridades deste projeto, o CTMSP contratou a Energia Automação para desenvolvimento de um SCADA para o submarino nuclear.

Soluções da Energia Automação utilizadas no projeto

Software SCADA – Indústria

A Energia Automação desenvolveu e implantou um sistema de supervisão e controle de algumas áreas que compõem o sistema de geração energia nuclear para o submarino. O software SCADA recebe as informações de CLPs (Controladores Lógicos Programáveis) através do protocolo Modbus e exibe a interface de operação em telas desenvolvidas com recursos específicos e capazes de atender às severas normas definidas pela Marinha.

Através do SCADA é possível acompanhar indicadores do processo de geração de energia nuclear e também enviar comandos para controlar atuadores do processo como motores, válvulas, controladores PID, etc.

Informações Adicionais

Ano: 2017

Cliente: CTMSP