Gateway de Protocolos

As soluções da Energia Automação conectam diferentes componentes garantindo a interoperabilidade do sistema.

Os sistemas de automação são formados por softwares e equipamentos de diferentes fabricantes e a interação entre eles é viabilizada pelo fato de todos suportarem o mesmo protocolo de comunicação. No entanto, muitas vezes estes componentes dispõem de diferentes protocolos e a interoperabilidade fica comprometida.

Os gateways desenvolvidos pela Energia Automação funcionam como tradutores e conversores de protocolos, garantindo a interoperabilidade do sistema independentemente das diferentes características dos seus componentes.

Esta solução pode ser utilizada em diferentes níveis de automação: No mesmo nível, o gateway pode ser utilizado para conectar um software SCADA a controladores de diferentes fabricantes. Já em níveis diferentes, o gateway pode conectar agentes (subestações, usinas, fábricas, estações de tratamento de água, etc.) a centros de operação, ou ainda, interligar centros de operação.

Plataforma Elipse Gateway

Os gateways desenvolvidos sobre a plataforma da Elipse Software possuem a grande vantagem de oferecer suporte a mais de 400 protocolos de comunicação. Estas são soluções de software que precisam necessariamente de um sistema operacional Windows para funcionar.

Processador de Automação SEL

Já os gateways desenvolvidos com os processadores de automação da SEL possuem a grande vantagem de funcionarem como plataforma hibrida formada por hardware e software. Estes equipamentos são construídos para aplicações em usinas, concessionárias e indústrias, oferecendo soluções robustas, confiáveis e de baixo custo.