Energia rima com tecnologia

 
Energia rima com tecnologia Energia rima com tecnologia

Caminho sem volta para o setor elétrico, a transformação digital ganha maior importância no momento


Se a pandemia de Covid-19 acelerou a digitalização em diferentes ramos da economia, no setor elétrico não foi diferente. A transformação digital está diretamente relacionada à inovação e ao aumento da produtividade na indústria de energia, que é vital para impulsionar os demais segmentos produtivos.


Em primeiro lugar, o próprio uso da tecnologia requer eletricidade, o que gera um círculo virtuoso: quanto maior a digitalização, maior a demanda por energia. Além disso, transformações na sociedade têm repercutido em mudanças na dinâmica de produção do setor elétrico, e isso tem exigido o emprego de tecnologias digitais.


Um sinal dos tempos é o elevado uso de dados e de sistemas em nuvem na rotina de trabalho. A digitalização é essencial para transformar dados em informações, que hoje valem ouro para a produção e a gestão na indústria de energia. A tecnologia é também indispensável para garantir a segurança e a integridade dos dados, o que previne violações aos sistemas e possíveis colapsos no fornecimento elétrico.


MUITOS GANHOS

Em termos de produtividade, a automação traz benefícios inegáveis. Ajuda a reduzir tempo e custos, e a gerar soluções inovadoras para os desafios energéticos da atualidade. O aumento da demanda, a escassez da oferta de recursos naturais em determinadas épocas do ano, a busca por fontes menos poluentes... Responder a tudo isso exige inovações que decorrem da transformação digital.


"Quem trabalha no mercado de energia tem que estar sempre olhando para o futuro. Por isso investimos na transformação digital dos nossos parceiros, com o desenvolvimento e a aplicação de soluções inteligentes", afirma o diretor de Negócios da Energia Automação, Bruno Musarra.


INTELIGÊNCIA E CONTROLE

Segundo ele, desde 2017 a Energia Automação vem desenvolvendo tecnologias digitais que reúnem conceitos de Data Analytics, Machine Learning e Mobilidade. Através da web e de aplicativos próprios, os clientes da EA interagem com os softwares em tempo real e exercem a gestão inteligente dos seus ativos: sejam usinas geradoras de energia (hidráulica, fotovoltaica, eólica, térmica) ou subestações.


"Na prática, isso se traduz em mais eficiência para resolver questões operacionais", acrescenta Bruno. Por exemplo, o emprego da tecnologia ajuda a priorizar reparo de transformadores com base nos seus indicadores de funcionalidade; evita danos irreversíveis em componentes de aerogeradores; otimiza a lavagem de módulos fotovoltaicos; emite sugestões para manutenção em componentes de uma unidade geradora, entre outros benefícios.


"Não perder tempo, tomar as melhores decisões e se antecipar aos problemas antes que aconteçam é o que buscamos oferecer através das nossas soluções voltadas à transformação digital", resume Bruno Musarra.


Categories
#Por Dentro
Logo

Energia Automação © 2022 - Site Twdata.