Solução da Energia Automação permite EMAE reduzir em 90% o número de telas para controlar sua usina Henry Borden

 
Solução da Energia Automação permite EMAE reduzir em 90% o número de telas para controlar sua usina Henry Borden Solução da Energia Automação permite EMAE reduzir em 90% o número de telas para controlar sua usina Henry Borden

Retrofit e implantação do SCADA EA fez com que a EMAE pudesse controlar sua usina através de apenas 30 telas e não mais 475 como era antes, otimizando a operação



NECESSIDADE:

A EMAE - Empresa Metropolitana de Águas e Energia do Estado de São Paulo controla o volume de água do Rio Pinheiros e das Represas de Guarapiranga e Billings, além da geração de energia elétrica na Usina Hidrelétrica Henry Borden. Localizada na Serra do Mar em Cubatão, a UH Henry Bordené composta por duas usinas de alta queda (720m) denominadas Externa e Subterrânea, com 14 grupos de geradores, que são acionados por turbinas Pelton, com capacidade instalada de 889MW, para uma vazão de 157m3/s.



IMG: Solução da Energia Automação permite EMAE reduzir em 90% o número de telas para controlar sua usina Henry Borden

Figura 1. Usina Henry Borden


A Usina Externa conta com um total de oito grupo geradores, com capacidade instalada de 469MW. A Subterrânea apresentaseis grupos geradores instalados no interior do maciço rochoso da Serra do Mar, cuja capacidade instalada é de 420MW. Em maio de 2022, a EMAE procurou a Energia Automação (EA) para realizar o retrofit, ou seja, a atualização do sistema de supervisão e controle (SCADA) que era utilizado na UH Henry Borden.


Segundo Hélio Max Parpinelli, responsável pela área de supervisão e medição da EMAE, a atualização se fez necessária uma vez que o sistema SCADA anterior já estava obsoleto, não possuindo suporte aos requisitos tecnológicos de software e hardware. Além disso, apresentava muitas telas, o que prejudicava a operação, podendo fazer, inclusive, com que a EMAE fosse penalizada pelo ONS (Operador Nacional do Sistema).


"O grande número de telas do sistema anterior dificultava a identificação de falhas, atrasando o tempo de resposta. Isso podia resultar, inclusive, em multas devido à indisponibilidade de dados ao ONS", explicou Parpinelli.



IMG: Solução da Energia Automação permite EMAE reduzir em 90% o número de telas para controlar sua usina Henry Borden

Figura 2. Tela UG do SCADA EA à direita sintetizando informações relevantes de diversas telas da versão anterior à esquerda



Para mudar esta realidade, a EMAE optou pelo SCADA EA, solução desenvolvida pela Energia Automação, sob as plataformas Elipse Software, ideal para otimizar a supervisão eoperação de processos ligados ao setor de energia. Através dos recursos e funcionalidades do SCADA EA, a EMAE passou a contar com uma tecnologia mais confiável, moderna, intuitiva e de fácil operação, contando com 30 telas para controlar a Usina Henry Borden, ao invés de 475 como era anteriormente.


SOLUÇÃO:

Todas as telas e objetos da solução foram construídos seguindo os conceitos de Alta Performance Visual de acordo com as diretrizes da norma ISA-101, com o intuito de maximizar a eficiência operacional e reduzir erros humanos, apresentando as informações críticas de forma clara e eficiente. A implantação do SCADA EAfez com que a EMAE pudesse otimizar, de forma simples, segura e intuitiva, o controle das unidades geradoras, casas de válvulas, reservatórios de água e grandezas elétricas mensuradas na planta.


Através da tela portfólio, é possível monitorar as potências ativas e reativas geradas tanto pela UH Henry Borden como um todo, quanto por suas usinas Externa e Subterrânea isoladamente. As vazões da água e potências ativas e reativas assinaladas junto a cada unidade geradora das usinas também são exibidas nesta tela. Por fim, permite acompanhar os níveis da água verificados nas tomadas de água e barragens da Henry Borden.



IMG: Solução da Energia Automação permite EMAE reduzir em 90% o número de telas para controlar sua usina Henry BordenFigura 3. Tela portfólio



Ao clicar na janela da Usina Externa ou Subterrânea presente na tela acima, o SCADA EA disponibiliza uma outra tela pela qual é possível monitorar o estado e as principais medições analógicas de potência, tensão, corrente e frequência verificadas em cada uma de suas respectivas unidades geradoras (UGs). Além disso, permite acessar pop-ups com mais informações sobre os equipamentos das UGs e os alarmes.



IMG: Solução da Energia Automação permite EMAE reduzir em 90% o número de telas para controlar sua usina Henry Borden

Figura 4. Controle geral da Usina Externa



As subestações que alimentam cada usina também são controladas pelo SCADA EA. Por meio de uma tela, o software permite monitorar todas as medições de corrente, tensão e potência nas linhas de transmissão, barras, unifilar e geradores. No unifilar, possibilita verificar os estados dos equipamentos, realizar manobras e identificar alarmes.


Caso um equipamento, como um transformador, por exemplo, apresente um problema, o SCADA EA fará com que apareça um retângulo em torno dele cuja cor representará o grau de severidade daquele alarme. Além disso, permite acessar mais informações sobre as proteções principais e retaguardas das subestações.



IMG: Solução da Energia Automação permite EMAE reduzir em 90% o número de telas para controlar sua usina Henry Borden
Figura 5. Controle da SE 88kV da Usina Externa



Na tela Casa de Válvulas, o SCADA EA permite verificar os alarmes e condição das válvulas principais e borboletas associadas às adutoras das unidades geradoras de cada usina. As caixas da água, retificadores, central hidráulica e os mecanismos de semiautomatismo também são monitorados pelo software através desta mesma tela.


IMG: Solução da Energia Automação permite EMAE reduzir em 90% o número de telas para controlar sua usina Henry BordenFigura 6. Controle da Casa de Válvulas da Usina Externa



Em relação ao controle dos geradores das usinas, o SCADA EA permite monitorar a curva de capabilidade, ou seja, o gráfico que define o limite operacional de cada um deles nas usinas. Também possibilita acessar mais informações sobre os seus sistemas de refrigeração, drenagem, ventilação e excitação RH, assim como os dados referentes as suas unidades hidráulicas e bancos de transformadores.


Além disso, o SCADA EA possibilita o monitoramento dos reguladores de tensão e velocidade, a identificação das temperaturas de ranhura nos estatores e mancais, assim como enviar comandos de partida ou parada. Além disso, exibe os alarmes e estados do sincronizador e bombas.


IMG: Solução da Energia Automação permite EMAE reduzir em 90% o número de telas para controlar sua usina Henry BordenFigura 7. Controle dos geradores



Contudo, não basta somente ter uma ferramenta repleta de funcionalidades e telas intuitivas; é preciso também saber operá-las para alcançar o melhor desempenho e performance. Para capacitar melhor seus operadores quanto à correta utilização do SCADA EA em um ambiente seguro e controlado, sem impactar a operação, a EMAE contou com treinamentos de operação e manutenção realizados pela Energia Automação, além da simulação de cenários reais no sistema com a utilização do sistema OTS. Além disso, outra tecnologia aplicada para otimizar o monitoramento e análise dos equipamentos e subestações da UH Henry Borden foi o Elipse Plant Manager (EPM).


IMG: Solução da Energia Automação permite EMAE reduzir em 90% o número de telas para controlar sua usina Henry Borden

Figura 8. Ao centro, Luis Henrique Ramalho Biscuola - Analista de Sistemas SCADA da Energia Automação e Hélio Max Parpinelli - responsável pela área de supervisão e medição da EMAE junto dos operadores que participaram dos treinamentos de Operação, Manutenção e OTS


BENEFÍCIOS:

  • Software mais moderno, intuitivo e de fácil operação, fazendo com que a EMAE ficasse mais segura quanto às exigências do ONS.
  • Monitoramento via apenas 30 telas e não mais 475, agregando, assim, mais facilidade e agilidade ao controle e operação da usina.
  • Maior familiaridade e facilidade por parte dos operadores quanto à utilização do software graças também ao treinamento OTS.
  • Acesso, em tempo real, aos alarmes, gerando mais velocidade no diagnóstico e resolução de problemas, como também menos gastos com a manutenção de equipamentos.
  • Controle detalhado das grandezas elétricas, unidades geradoras e demais equipamentos e varáveis envolvidas na geração de energia pela UH Henry Borden e suas usinas.
  • Telas e objetos da aplicação desenvolvidos seguindo o conceito de alta performance visual, otimizando a aplicação.


FICHA TÉCNICA:

Cliente: EMAE - Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Integrador: Energia Automação

Soluções encontradas: SCADA EA HYDRO, Gateway N2, EPM, OTS

Plataformas: Windows Server 2019 e Windows 10

Número de cópias: 3

Pontos de I/O: 60.000

Drivers: Modicon Modbus Master, IEC 870-5-101/104, IEC 61850, DNP 3.0 Master, DNP 3.0 Slave e ABNT NBR14522


Categories
#Cases
Logo

Energia Automação © 2024