Interface Headquarter

Necessidade

A China Three Gorges Corporation (CTG) é um grupo de energia limpa focado no desenvolvimento e operação de hidrelétricas de grande porte. A CTG também atua em negócios de energia renovável, incluindo energia eólica e solar. Presente em mais de 40 países, a empresa é hoje a maior produtora de energia hidrelétrica do mundo, com capacidade total instalada (incluindo éolica e solar) de aproximadamente 124 GW, tanto em operação como em construção. Desde que chegou ao País, em 2013, realizou alianças estratégicas com empresas reconhecidas no setor e com forte presença local.

A empresa conta com dois centros de operação regionais para monitorar suas usinas, localizados em Jupiá e Ilha Solteira. Com o desejo de reunir as informações de 14 usinas em um único centro de operações, localizado em São Paulo, a CTG contratou a Energia Automação para fornecer a solução.

Soluções da Energia Automação utilizadas no projeto

Gateway

A instalação de dois gateways nos centros de operação regionais foram responsáveis pela aquisição dos dados provenientes das usinas e sua distribuição para o sistema do centro de operações de São Paulo através de protocolo IEC870-5-104, escolhido por oferecer maior compactação de mensagens e consequentemente melhor uso de link de dados.

SCADA

O sistema SCADA da Energia Automação foi instalado no servidor do centro de operações e um conjunto de telas, desenvolvidas seguindo conceitos de Alta Performance Visual, destacam as principais informações das usinas da CTG por meio de Dashboards. Através da navegação estruturada, é possível conhecer desde grandezas específicas até informações macro do portfólio da companhia em poucos cliques.

Além da parte visual, o software desempenha outro papel importante pois disponibiliza as informações das usinas hidrelétricas para o centro de monitoramento da companhia, localizado na China.

Informações Adicionais

Ano: 2018

Cliente: CTG