PIMS UTE Mauá 3

Necessidade

Para acompanhar o crescimento acelerado do mercado, a Amazonas GT prepara um dos maiores empreendimentos já realizados na história do setor elétrico no Estado do Amazonas: a Usina Termelétrica Mauá 3 (UTE Mauá 3). A nova termelétrica será responsável por cerca de 40% da geração de energia elétrica produzida em Manaus e parte da Região Metropolitana. Mauá 3 conta com potência instalada de 583 MW, o suficiente para atender mais da metade da cidade de Manaus. A combinação de potências geradas pelas turbinas a gás natural e pela turbina de vapor produzirá a capacidade de 570,40 MW de potência líquida.

Com o objetivo de conhecer melhor os indicadores da usina, a Energia Automação foi contratada para implantar um software historiador de dados no empreendimento.

Soluções da Energia Automação utilizadas no projeto

PIMS

A solução construída com o software EPM recebe os dados da UTE Mauá 3 e os armazena em um banco SQL Server dedicado. O processo de gravação dos dados utiliza um algoritmo inteligente, responsável por preservar a informação utilizando o menor espaço possível no banco SQL.

Com o armazenamento garantido, o software transforma os dados em informações relevantes para os responsáveis pela gestão da usina. Através de uma interface amigável, é possível traçar gráficos de tendência de uma ou mais variáveis de forma simples e rápida.

O software também permite que os KPIs do processo de geração de energia sejam monitorados em tempo real.

Informações Adicionais

Ano: 2019

Cliente: Andrade Gutierrez

Cliente Final: Amazonas Energia