Modernização SCADA

Necessidade

Inaugurada em 28 de setembro de 1956, a fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo (SP) foi o ponto de partida da atuação da Empresa no País. Trata-se da maior planta da Daimler fora da Alemanha para veículos comerciais Mercedes-Benz e a única a produzir, em um mesmo local, caminhões, chassis de ônibus, cabinas e agregados, como motores, câmbios e eixos.

A empresa já utilizava o software Elipse Power como ferramenta para supervisão e controle do abastecimento elétrico e utilidades de sua fábrica. Com o objetivo de modernizar a interface visual do software e também melhorar a performance da aplicação, a Mercedes contratou a Energia Automação para desenvolver o projeto.

Soluções da Energia Automação utilizadas no projeto

SCADA

A aplicação SCADA vigente na Mercedes foi remodelada pela Energia Automação conforme as melhores práticas de desenvolvimento estabelecidas pela Elipse Software. Isso foi possível pois somos certificados nas plataformas E3 e Power desde 2010.

A base de dados do sistema foi parcialmente mantida para garantir a comunicação com os equipamentos de campo e evitar a demanda por um novo comissionamento ponto a ponto. O desenvolvimento de novos XObjects contribuiu para agilizar as tarefas que antes demandavam alto tempo de resposta e geravam desconfortos para a operação.

Já a interface visual, foi totalmente modernizada através das bibliotecas de Alta Performance Visual da Energia Automação. As telas agora destacam aquilo que é mais importante para a operação por meio de modernos displays.

Como resultado do projeto, o cliente ganhou uma aplicação que reúne ótimo desempenho e modernas telas de operação.

Confira o resultado

Antes

Depois

Antes

Depois

 

Informações Adicionais

Ano: 2018

Cliente: Mercedes Benz