SCADA Prédio BM&F

Necessidade

Através de uma parceria com a empresa LYGS Engenharia, a Energia Automaçao forneceu o sistema de supervisão BMS (Building Management System) para o novo data center da BM&F, localizado em Santana de Parnaíba – SP.

Desenvolvido sobre a plataforma Elipse E3 e com aproximadamente 20.000 tags, o sistema de supervisão apresentou telas sinóticas configuradas em 3D para oferecer a interface entre os usuários e os sistemas de ar condicionado, elétrica, iluminação e incêndio.

Através de uma comunicação pelo protocolo BACnet com as controladoras, o sistema implementou a interface com o sistema de ar condicionado formado por alguns subsistemas como: CAG (Circuito de Água Gelada), circuito de água de condensação, chillers, bombas, VAV’s e fancoils. Também pela comunicação BACnet, o supervisório efetuou o controle do sistema de iluminação, permitindo que os usuários ligassem e desligassem as lâmpadas de cada circuito, assim como implementassem a programação horária para comandos automáticos.

Por meio de comunicação MODBUS, o sistema permitiu a integração com equipamentos do circuito elétrico como: UPS, PDU, ATS, medidores de energia, relés de proteção, disjuntores, quadros elétricos e geradores de energia. Também através da comunicação MODBUS, o sistema implementou a interface com o sistema de incêndio, sinalizando as ocorrências e alarmes reportadas por uma central de controle específica.

Informações Adicionais

Ano: 2014

Cliente: LYGS Engenharia

Cliente Final: BM&F

Software: Elipse E3

Serviço: Desenvolvimento de bibliotecas, telas e base de dados.