Sistema de Gerenciamento de Energia

Necessidade

A Mineração Rio do Norte (MRN) é a maior produtora brasileira de bauxita, matéria-prima do alumínio. A MRN é formada por uma associação de empresas nacionais e estrangeiras que desde 1979 opera em plena Amazônia, no oeste do estado do Par, com o objetivo de extrair, beneficiar e comercializar bauxita.

Cliente da Energia Automação desde 2016, a MRN optou por uma de nossas soluções mais uma vez. Desta vez, o desafio foi implantar um software de gerenciamento do consumo de energia da Mina e do Porto da companhia.

Soluções da Energia Automação utilizadas no projeto

SCADA

A solução foi desenvolvida através do conjunto de bibliotecas de Alta Performance Visual da Energia Automação, construída sobre o framework do Elipse Power. O sistema recebe os dados dos mais de 120 medidores de energia da MRN e os armazena em um banco SQL Server.

As telas do sistema permitem que os usuários monitorem os dados de forma mais macro, por meio de uma tela um Dashboard quel exibe as principais grandezas elétricas da Mina e do Porto em tempo real, quanto de forma mais detalhada, através de telas que permitem acessar as informações de cada medidor de energia. A interface é organizada de forma que a conectividade de todo o sistema elétrico da empresa, formado por mais de 30 subestações, seja facilmente identificada pelo usuário. O usuário também consegue acessar as duas grandes unidades, Mina e Porto, de forma detalhada sendo possível monitorar as grandezas elétricas agrupadas por processo e por cargas.

Uma tela permite que os usuários consultem o histórico de dados de cada medidor de energia. É possível consultar por mês ou por período específico. Um conjunto de filtros permitem que se isole os dados por medidor, por local (Mina ou Porto) e por geração ou consumo de energia. Finalmente, o sistema é capaz de gerar um relatório mensal que contabiliza a quantidade de energia gerada/consumida no ano, e assim contribui para a gestão de energia como ferramenta de auditoria.

Informações Adicionais

Ano: 2019

Cliente: MRN