Grupo Serveng contrata solução inteligente para complexos eólicos da Energia Automação

 
Grupo Serveng contrata solução inteligente para complexos eólicos da Energia Automação Grupo Serveng contrata solução inteligente para complexos eólicos da Energia Automação

Com o objetivo de maximizar a performance dos seus empreendimentos eólicos, a Serveng contratou a Energia Automação para desenvolver e implantar a tecnologia proprietária Dataventus. A solução foi empregada para aumentar a eficiência operacional, otimizar o desempenho dos aerogeradores do grupo e minimizar as perdas do processo.


As duas empresas estabeleceram uma parceria ao longo de um ano para executar o projeto piloto que resultou na implantação do Dataventus. Em junho de 2021, foi assinado o contrato para a utilização do software da Energia Automação, já com todos os ajustes feitos sob medida para a Serveng.


"Conseguimos otimizar relatórios diários de operação e indicadores de desempenho. À medida que evoluímos com a aplicação, criamos um portfólio ainda maior de KPIs e demandas de verificação para agregar valor ao cotidiano operacional, melhorando o tempo de resposta a problemas identificados nos aerogeradores. Também há a oportunidade de agregar mais valor técnico à ferramenta, através de customizações específicas, baseadas nas necessidades da operação", atesta o engenheiro da Serveng Waldemar Rezende.


Ele destaca a agilidade no tratamento e análise dos dados operacionais após a implantação do novo software. "Isso melhora a performance das análises e cria prova técnica de dados para contra-argumentar com o fabricante", acrescenta Waldemar, que cita como outro ganho do Dataventus o histórico de dados acessível, obtido de forma ágil e eficaz.



PROCESSO AUTOMATIZADO

O engenheiro da Serveng conta que, ao longo do projeto piloto, a Energia Automação se propôs a desenvolver um software customizado para gerenciamento de ativos de geração, a fim de simplificar a aquisição de dados, seu tratamento e a apresentação, tornando-a mais eficaz e intuitiva. "Isso reduziu o trabalho de tratamento de dados, mitigando erros de operação e melhorando a performance da equipe técnica para análise de problemas na geração", afirma Waldemar. Antes do Dataventus, os responsáveis pela operação dos parques eólicos dedicavam horas para reunir dados e transformá-los em informações. Exportavam planilhas em Excel e, em processo offline, geravam relatórios, que eram compartilhados continuamente via e-mail

com outros setores da empresa.


"Estima-se que, por mês, um profissional dedicava entre 40 e 80 horas para realizar essas tarefas", observa Renato Souza, diretor de Desenvolvimento da Energia Automação.


GANHOS PROGRESSIVOS

O software tornou-se uma poderosa ferramenta de trabalho, por possibilitar análises e comparações em tempo real. "Em apenas nove meses de funcionamento, o Dataventus gerou economia e diversos benefícios para a Serveng. A maioria dos ganhos foi observada durante o piloto, ou seja, provavelmente virão mais vantagens com a intensificação do uso do software

pela empresa", destaca Renato.


O Dataventus veio atender à necessidade da Serveng de automatizar a geração de relatórios, calcular indicadores e, principalmente, computar a disponibilidade dos aerogeradores para confrontar essa informação com o relatório enviado pelo fabricante.



SOLUÇÃO PERSONALIZADA

"A proposta do Dataventus é permitir ajustes e customizações. Não se trata de um software de prateleira. Então, o cliente participa 100% das implantações, sempre em conjunto com a nossa equipe de desenvolvimento", explica Renato Souza.


O software da Energia Automação foi desenvolvido para assegurar um gerenciamento inteligente

de complexos eólicos. Através de suas funcionalidades, os responsáveis pela O&M (Operação e Manutenção), os investidores e os proprietários dos empreendimentos conseguem tomar melhores decisões para maximizar a performance da geração de energia eólica, otimizando

o desempenho e reduzindo as perdas.


"A Serveng é uma empresa bem estruturada, que tem um setor de TI forte, com procedimentos e requisitos bem definidos. Isso ajudou na implantação", completa o diretor de Desenvolvimento da Energia Automação. 


PRINCIPAIS DESAFIOS

Segundo Renato Souza, o principal desafio para a implantação do software foi garantir a segurança do processo. "Os dados deveriam ser enviados pelo site do cliente, não permitindo acessos externos." Outros dificultadores foram a frequência e a quantidade de dados trafegados.

"Tiveram de ser transportados em um meio seguro e criptografado para garantir que o link do cliente não fosse prejudicado."


Tratar os dados armazenados e executar os cálculos de KPIs também foram pontos desafiadores. "Todos esses desafios foram superados com estudos detalhados, consultas a normas técnicas, como a IEC61400, e o uso de tecnologia apropriada", explica Renato.



HISTÓRICO DO TRABALHO

O cenário no início do projeto piloto era o de dados fragmentados, ainda não transformados em informações, o que dificultava a tomada de decisões ágeis. Já na segunda fase dos trabalhos, os dados foram contextualizados, extraindo-se informações. Também houve cálculo dos KPIs, organização de dashboards, desenvolvimento de relatórios e do aplicativo Mobile. Foi na terceira fase do piloto que se chegou aos principais atributos do software: algoritmos inteligentes e sugestão de ações preditivas e preventivas como, por exemplo, indicação de manutenções baseadas em previsões climáticas.


A Energia Automação utilizou uma metodologia de trabalho mista, com elementos de Scrum e Kanban. "O cliente participou 100% do tempo, indicando quais seriam as prioridades de cada sprint", revela Renato Souza. O projeto foi dividido em duas etapas: setup, no primeiro mês, e implantação contínua, que incluiu demais usos e customizações do Dataventus. "A implantação contínua é uma proposta da plataforma."


KNOW HOW PARA INOVAR

Renato destaca como principais aprendizados desse trabalho em parceria com a Serveng: a aplicação da metodologia Scrum focada nas necessidades do cliente, expertise em soluções em nuvem e em segurança dos dados, entendimento aprofundado do mercado de energia eólica e sua operação. 


"Com toda certeza foi um projeto que contribuiu muito para o nosso crescimento. O conhecimento adquirido nos coloca em uma boa posição para continuar inovando e oferecendo soluções que agregam cada vez mais valor aos nossos clientes", conclui o diretor de Desenvolvimento da Energia Automação.



DIFERENCIAIS DO DATAVENTUS

Os dados dos aerogeradores e das subestações são coletados e armazenados de forma segura na nuvem da Energia Automação. Esse servidor é responsável por fazer os cálculos dos KPIs e por executar algoritmos inteligentes que recomendam ações preditivas. Por computador, tablet ou smartphone, acessa-se o Dataventus através de uma página web ou pelo aplicativo próprio.


  • Coletor de dados: independentemente dos fabricantes dos aerogeradores ou dos fornecedores do BOP elétrico, os dados são coletados em tempo real.
  • Servidor em nuvem: dados são criptografados e armazenados em banco de dados de alta
  • disponibilidade e ótimo desempenho. O servidor contextualiza as informações, calcula os KPIs e faz recomendações.
  • BOP elétrico: o conhecimento do negócio não fica limitado ao aerogerador, é possível gerenciar o empreendimento por completo. As subestações também são consideradas nos cálculos dos KPIs.
  • Diversificação da matriz energética: o Dataventus é o módulo eólico de um software que também permite o gerenciamento integrado de usinas hidráulicas e solares.
  • Personalizável: padronizado, mas não fechado, o software possibilita o desenvolvimento de novos algoritmos preditivos, relatórios ou KPIs de acordo com as necessidades da empresa. 
  • Cobrança simplificada: não há custo por número de usuários, quantidade de variáveis ou funcionalidades.
  • Software nacional: pagamento em Real (R$), com suporte técnico acessível, software e material de apoio em português.
  • Implantação rápida e sem custos: setup aproveita a infraestrutura existente e não tem custos.
  • Norma IEC61400: para calcular os indicadores, mas permite customizações conforme a necessidade da empresa.


Profissionais envolvidos

ENERGIA AUTOMAÇÃO


Bruno Musarra: diretor de Negócios, liderou as etapas
comerciais.
Renato Souza: diretor de Desenvolvimento, foi
responsável pela arquitetura, gerenciamento e
implantação do Dataventus.

SERVENG


Sérgio Teixeira: responsável pelo parque eólico, participou da criação e validação de diversos KPIs e relatórios.
José Raimundo e Waldemar Rezende: engenheiros
responsáveis pela operação e manutenção do parque,
tiveram papel importante na implantação do sistema.
Atuaram como facilitadores para questões técnicas
operacionais.
Everaldo Tadeu: responsável pela área de TI, ajudou
a definir questões relacionada à segurança da solução.
Apresentou demandas que auxiliaram a definição de
como os dados seriam coletados e transferidos de forma segura.
Carlos Campos: gerente de Operação, foi responsável
pela interface entre a Energia Automação e a Serveng. Ajudou a apresentar os benefícios financeiros trazidos

pelo Dataventus para os tomadores de decisão da Serveng. Foi determinante no processo técnico/comercial de aquisição do software.


Agradecimento especial ao Diretor Mauro Freitas e ao

acionista Tadeu Penido, que acreditaram no potencial do Dataventus e concretizaram a parceria.


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