Com o objetivo de maximizar a performance dos seus empreendimentos eólicos, a Serveng contratou a Energia Automação para desenvolver e implantar a tecnologia proprietária Dataventus. A solução foi empregada para aumentar a eficiência operacional, otimizar o desempenho dos aerogeradores do grupo e minimizar as perdas do processo.
As duas empresas estabeleceram uma parceria ao longo de um ano para executar o projeto piloto que resultou na implantação do Dataventus. Em junho de 2021, foi assinado o contrato para a utilização do software da Energia Automação, já com todos os ajustes feitos sob medida para a Serveng.
"Conseguimos otimizar relatórios diários de operação e indicadores de desempenho. À medida que evoluímos com a aplicação, criamos um portfólio ainda maior de KPIs e demandas de verificação para agregar valor ao cotidiano operacional, melhorando o tempo de resposta a problemas identificados nos aerogeradores. Também há a oportunidade de agregar mais valor técnico à ferramenta, através de customizações específicas, baseadas nas necessidades da operação", atesta o engenheiro da Serveng Waldemar Rezende.
Ele destaca a agilidade no tratamento e análise dos dados operacionais após a implantação do novo software. "Isso melhora a performance das análises e cria prova técnica de dados para contra-argumentar com o fabricante", acrescenta Waldemar, que cita como outro ganho do Dataventus o histórico de dados acessível, obtido de forma ágil e eficaz.
PROCESSO AUTOMATIZADO
O engenheiro da Serveng conta que, ao longo do projeto piloto, a Energia Automação se propôs a desenvolver um software customizado para gerenciamento de ativos de geração, a fim de simplificar a aquisição de dados, seu tratamento e a apresentação, tornando-a mais eficaz e intuitiva. "Isso reduziu o trabalho de tratamento de dados, mitigando erros de operação e melhorando a performance da equipe técnica para análise de problemas na geração", afirma Waldemar. Antes do Dataventus, os responsáveis pela operação dos parques eólicos dedicavam horas para reunir dados e transformá-los em informações. Exportavam planilhas em Excel e, em processo offline, geravam relatórios, que eram compartilhados continuamente via e-mail
com outros setores da empresa.
"Estima-se que, por mês, um profissional dedicava entre 40 e 80 horas para realizar essas tarefas", observa Renato Souza, diretor de Desenvolvimento da Energia Automação.
GANHOS PROGRESSIVOS
O software tornou-se uma poderosa ferramenta de trabalho, por possibilitar análises e comparações em tempo real. "Em apenas nove meses de funcionamento, o Dataventus gerou economia e diversos benefícios para a Serveng. A maioria dos ganhos foi observada durante o piloto, ou seja, provavelmente virão mais vantagens com a intensificação do uso do software
pela empresa", destaca Renato.
O Dataventus veio atender à necessidade da Serveng de automatizar a geração de relatórios, calcular indicadores e, principalmente, computar a disponibilidade dos aerogeradores para confrontar essa informação com o relatório enviado pelo fabricante.
SOLUÇÃO PERSONALIZADA
"A proposta do Dataventus é permitir ajustes e customizações. Não se trata de um software de prateleira. Então, o cliente participa 100% das implantações, sempre em conjunto com a nossa equipe de desenvolvimento", explica Renato Souza.
O software da Energia Automação foi desenvolvido para assegurar um gerenciamento inteligente
de complexos eólicos. Através de suas funcionalidades, os responsáveis pela O&M (Operação e Manutenção), os investidores e os proprietários dos empreendimentos conseguem tomar melhores decisões para maximizar a performance da geração de energia eólica, otimizando
o desempenho e reduzindo as perdas.
"A Serveng é uma empresa bem estruturada, que tem um setor de TI forte, com procedimentos e requisitos bem definidos. Isso ajudou na implantação", completa o diretor de Desenvolvimento da Energia Automação.
PRINCIPAIS DESAFIOS
Segundo Renato Souza, o principal desafio para a implantação do software foi garantir a segurança do processo. "Os dados deveriam ser enviados pelo site do cliente, não permitindo acessos externos." Outros dificultadores foram a frequência e a quantidade de dados trafegados.
"Tiveram de ser transportados em um meio seguro e criptografado para garantir que o link do cliente não fosse prejudicado."
Tratar os dados armazenados e executar os cálculos de KPIs também foram pontos desafiadores. "Todos esses desafios foram superados com estudos detalhados, consultas a normas técnicas, como a IEC61400, e o uso de tecnologia apropriada", explica Renato.
HISTÓRICO DO TRABALHO
O cenário no início do projeto piloto era o de dados fragmentados, ainda não transformados em informações, o que dificultava a tomada de decisões ágeis. Já na segunda fase dos trabalhos, os dados foram contextualizados, extraindo-se informações. Também houve cálculo dos KPIs, organização de dashboards, desenvolvimento de relatórios e do aplicativo Mobile. Foi na terceira fase do piloto que se chegou aos principais atributos do software: algoritmos inteligentes e sugestão de ações preditivas e preventivas como, por exemplo, indicação de manutenções baseadas em previsões climáticas.
A Energia Automação utilizou uma metodologia de trabalho mista, com elementos de Scrum e Kanban. "O cliente participou 100% do tempo, indicando quais seriam as prioridades de cada sprint", revela Renato Souza. O projeto foi dividido em duas etapas: setup, no primeiro mês, e implantação contínua, que incluiu demais usos e customizações do Dataventus. "A implantação contínua é uma proposta da plataforma."
KNOW HOW PARA INOVAR
Renato destaca como principais aprendizados desse trabalho em parceria com a Serveng: a aplicação da metodologia Scrum focada nas necessidades do cliente, expertise em soluções em nuvem e em segurança dos dados, entendimento aprofundado do mercado de energia eólica e sua operação.
"Com toda certeza foi um projeto que contribuiu muito para o nosso crescimento. O conhecimento adquirido nos coloca em uma boa posição para continuar inovando e oferecendo soluções que agregam cada vez mais valor aos nossos clientes", conclui o diretor de Desenvolvimento da Energia Automação.
DIFERENCIAIS DO DATAVENTUS
Os dados dos aerogeradores e das subestações são coletados e armazenados de forma segura na nuvem da Energia Automação. Esse servidor é responsável por fazer os cálculos dos KPIs e por executar algoritmos inteligentes que recomendam ações preditivas. Por computador, tablet ou smartphone, acessa-se o Dataventus através de uma página web ou pelo aplicativo próprio.
- Coletor de dados: independentemente dos fabricantes dos aerogeradores ou dos fornecedores do BOP elétrico, os dados são coletados em tempo real.
- Servidor em nuvem: dados são criptografados e armazenados em banco de dados de alta
- disponibilidade e ótimo desempenho. O servidor contextualiza as informações, calcula os KPIs e faz recomendações.
- BOP elétrico: o conhecimento do negócio não fica limitado ao aerogerador, é possível gerenciar o empreendimento por completo. As subestações também são consideradas nos cálculos dos KPIs.
- Diversificação da matriz energética: o Dataventus é o módulo eólico de um software que também permite o gerenciamento integrado de usinas hidráulicas e solares.
- Personalizável: padronizado, mas não fechado, o software possibilita o desenvolvimento de novos algoritmos preditivos, relatórios ou KPIs de acordo com as necessidades da empresa.
- Cobrança simplificada: não há custo por número de usuários, quantidade de variáveis ou funcionalidades.
- Software nacional: pagamento em Real (R$), com suporte técnico acessível, software e material de apoio em português.
- Implantação rápida e sem custos: setup aproveita a infraestrutura existente e não tem custos.
- Norma IEC61400: para calcular os indicadores, mas permite customizações conforme a necessidade da empresa.
Profissionais envolvidos
ENERGIA AUTOMAÇÃO
| SERVENG Sérgio Teixeira: responsável pelo parque eólico, participou da criação e validação de diversos KPIs e relatórios. pelo Dataventus para os tomadores de decisão da Serveng. Foi determinante no processo técnico/comercial de aquisição do software. Agradecimento especial ao Diretor Mauro Freitas e ao acionista Tadeu Penido, que acreditaram no potencial do Dataventus e concretizaram a parceria. |